Oiá/Iansã
- ifawede
- 14 de jan. de 2017
- 1 min de leitura
Oyá, também conhecida como Iansã é considerada a divindade do rio Níger, na África. É a senhora dos ventos e dos raios. Conhecida também como mãe dos Egguns e mulher-búfalo. Ela é representante do amor ardente e impetuoso, da paixão carnal. É uma mulher guerreira e destemida, com um temperamento muito inquieto.

A partir de ventos, cria tempestades, furacões, ciclones. Ela se relaciona abrangentemente com todos os elementos da natureza.
É bastante imprevisível e tem o fogo como um de seus símbolos mais marcantes. Também se relaciona com Egguns e a morte muito bem. Oyá é inteligente e sempre demonstra humildade, pois mesmo ganhando não ridiculariza quem perdeu. É solta e livre como o vento, muito segura de si e vive sempre à procura de novos caminhos e diversões diferentes. Para ela nada é proibido, sendo assim, pode desobedecer regras só pelo sabor do impossível.

Os filhos de Iansã são considerados dinâmicos e irrequietos. São excêntricos e bastantes exibicionistas. Gostam de ser dominadores e possuem um orgulho intensificado. Não aceitam de forma alguma desaforos e muito menos desacatos pessoais. A amizade para eles é algo muito sério, algo que deve ser conservado a qualquer custo.
São generosos ao seu modo, apaixonados e não costumam se prender aos afazeres domésticos. São independentes, guerreiros. São libertos como o vento.
Comments