Ogum
- ifawede
- 13 de jan. de 2017
- 1 min de leitura
Ogum (ògún - em iorubá) é o senhor dos ferros e dos metais. Conhecido como patrono dos trabalhadores e da tecnologia. Ele é considerado um orixá guerreiro e conquistador, podendo ser visto, até mesmo, como violento, rude e de caráter enfurecido. Entretanto, é possível compreender todas essas associações já que consegue a conquista através da derrota de outros.

A posse e o ganho fazem parte de sua personalidade, para essa divindade. Possui tradições primitivas. Ele vem de um tempo em que guerra existia sem cessar e por qualquer motivo. Por outro lado, em seu tempo, Ogum guerreava contra reinos opressores. Ele ajuda-nos em nossa luta diária pela sobrevivência e pela superação dos nossos problemas e, também, nos nossos duelos físicos e espirituais.
Por ser um orixá desbravador, ele utiliza-se de elementos das matas para se vestir e se proteger. Não possui vaidade humana e nem dela sente necessidade, sendo por isso o mariô sua vestimenta favorita.

Os filhos de Ogum costumam ser atléticos, vigorosos, dinâmicos e impulsivos. Em alguns momentos, podem se mostrar violentos, sem saber equilibrar a convivência social.
Podem ser muito extrovertidos, gostam de brincar, rir, de comer bem, de beber. Gostam de viver junto a outras pessoas que tenham o pensamento mais semelhante possível ao seu, mas não se intimidam com as divergências.
Por serem esquentados, se ofendem com bastante facilidade e com a mesma velocidade podem esquecer.
São cuidadosos e observadores, não procuram briga, mas não fogem dela.
Comments