Oxóssi
- ifawede
- 13 de jan. de 2017
- 1 min de leitura
Oxóssi (Òṣsóòsi - em iorubá) é o senhor das caças. Está muito relacionado com a fartura, alimentação e, principalmente, liberdade. Por este motivo, os escravos africanos costumavam recorrer sempre a ele em seus rituais.

Ele foi o pioneiro do poder administrativo e gestor da ordem policial nas matas e nas florestas. Há anos atrás, eram os caçadores que protegiam as aldeias e as cidadelas dos ataques inimigos e dos animais.
Oxóssi é o melhor arqueiro doo grupo dos odés. É considerado o orixá do progresso e da riqueza e, junto com seu irmão Ogum, podem tornar isso bem maior. Ogum fornece as ferramentas que preparam a terra para o cultivo e também as armas para Oxóssi poder cultivar e caçar.
É um orixá bastante sensível, com um sentido de proteção pessoal muito aguçado, esquivo, estando sempre a espreita, preparado para agir. Sua maior satisfação é a contemplação, isso o faz muito observador. Ama o ar livre, não aceita imposições ou limites.

Os filhos de Oxóssi são pessoas apaixonadas pela vida e que tentam vivê-la o máximo que puderem. Evitam cair na mesmice, tentando criar sempre um escape, uma aventura. Amam a liberdade e são muito independentes. Naturalmente inquietos, os filhos desse orixá possuem raciocínio rápido, são inteligentes de determinados. Costumam observar mais do que são observados, sempre parecendo estar de tocaia.
Seguem mais sua própria vontade, mas ouvem conselhos e opiniões sem atacá-los. São amigos sinceros e generosos. Resolvem problemas com calma e tranquilidade.
Yorumlar